domingo, 16 de outubro de 2011

Invisibilidade no bairro do Ipiranga

Conhecido como um dos bairros mais antigos e históricos da cidade de São Paulo, o bairro do Ipiranga foi fundado no ano de 1822, e esta localizado na região sudeste do município de São Paulo. O bairro abriga diversos pontos de grande importância histórica do país, como o Museu Ipiranga, o Parque Ipiranga e o monumento "O Grito".
O nome do bairro identifica uma grande invisibilidade de uma paisagem que já foi destruída e transformada pela ação do homem. Ipiranga é o córrego que passava pela região no ínicio do século de seu povoamento, e suas águas eram enlameadas de cor avermelhada, que em Tupi Guarani, significa rio vermelho.

Foi nas margens desse rio, que supostamente a indepêndencia do Brasil foi proclamada por Dom Pedro, o então príncipe de Portugal, tornando se um imperador brasileiro, conhecido como Dom Pedro I. A nascente do rio Ipiranga se encontra no Jardim Botânico de São Paulo que situa se no Parque Estadual Fontes do Ipiranga, que abriga uma rara reserva atlântica em pleno centro de uma cidade grande. Esse impacto de natureza com a raça humana em plena atividade, fez com que o córrego se tornasse extremamente poluído e contaminado por dejectos industriais, colocando em risco a vida da população em dias de tempestades, pois é natural o seu transbordamento,é inevitável a inundação de ruas e avenidas da cidade. Poucas pessoas se lembram que existe um córrego muito antigo na região, que está afetado pela ação do homem e suas transformações, e vive seu dia a dia sob as águas vermelhas desse rio. O bairro esconde muito de sua história por traz de transformações ocorridas no dia a dia de uma grande cidade como São Paulo, e pequenos detalhes acabam por desapercebidos diante do caos da urbanização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário